6 dicas para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura

dicas para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura

Construir a sua casa requer mais do que apenas planejamento financeiro, já que é preciso que a prefeitura aprove a construção. É preciso submeter-se a vários procedimentos burocráticos para conseguir a avaliação das condições do projeto e sua aprovação, o que resultará em um alvará para a realização da obra.

Para não perder mais tempo, confira 6 dicas para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura de sua cidade!


Conheça as regras da prefeitura

Cada cidade possui o seu próprio conjunto de regras para a construção de imóveis, e por isso deve-se conhecer o que é exigido e quais são as etapas do processo.

Embora tais etapas ocorram de maneira mais ou menos igual na maioria dos municípios, a solicitação de documentos pode ser diferente em quantidade, por exemplo.


Solicite a Informação Básica

A Informação Básica trata-se de um documento expedido em algumas prefeituras, de modo a avaliar se a construção pode ou não ser realizada no local pretendido.

Esse documento também possui todas as informações necessárias para que o arquiteto possa realizar o projeto corretamente já que contém informações técnicas sobre o solo e o zoneamento, por exemplo.

Para obter esse requerimento é preciso se dirigir à prefeitura portando o CPF e a escritura do terreno ou contrato de compra e venda.

Caso sua prefeitura não forneça a Informação Básica, consulte o código de obras da sua cidade.


Contrate um profissional habilitado

Para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura também é preciso contratar um profissional habilitado para a realização da obra.

Dessa forma, você deve contratar um arquiteto ou um engenheiro com registro profissional devidamente regularizado para ser seu construtor.

Esse passo é importante, pois garante a segurança do imóvel e, inclusive, ainda que o projeto seja bom o bastante ele não será aprovado se o profissional não estiver devidamente habilitado.


Submeta o projeto para avaliação

Submeta o projeto para avaliação na prefeitura

 


Quando o projeto estiver finalizado será necessário submetê-lo para avaliação nos órgãos competentes da prefeitura (secretarias de Habitação, de Obras, Urbanismo, etc). Para tanto, será preciso fornecer cópias físicas e/ou digitais do projeto, planta baixa de um projeto completo de acordo com as normas.

Essa etapa é crucial para a realização da obra porque nesse momento os profissionais da prefeitura avaliarão se a obra é possível e se está de acordo com as regras específicas da prefeitura. Em algumas cidades, por exemplo, não é permitido que imóveis residenciais possuam uma altura superior a determinado valor e tudo isso será devidamente analisado.


Atente-se às correções solicitadas para aprovar o projeto

Muitas vezes é preciso realizar correções e adaptações no projeto para que ele possa ser aprovado na prefeitura. Assim, caso o parecer indique a necessidade de modificações é preciso repassar todas as indicações para o arquiteto, para que ele possa adaptar o projeto.

Com as adaptações feitas, o projeto deve ser submetido para nova avaliação a fim de conseguir a aprovação final.


Faça o requerimento da Licença para Construção

Em muitas prefeituras, a aprovação do projeto deve ser pedida através de um requerimento de Licença para Construção. Essa licença é que permitirá que as obras comecem.

Ela deve ser requerida apresentando o projeto, declarações assinadas pelo responsável técnico pela obra e pelo projeto e ainda pelo proprietário da obra.

Com a aprovação desses documentos, a obra poderá acontecer por até 2 anos (variando em alguns municípios) e deverá ser executada de maneira idêntica à prevista no projeto. Qualquer modificação ou alteração deverá percorrer o processo novamente para que possa ser aprovada.

Resumindo, para aprovar o projeto da sua casa na prefeitura é preciso passar por etapas comuns como solicitação da Informação Básica, contratação de um profissional habilitado, submissão do projeto e suas possíveis alterações e requerimento da Licença para Construção.

Para garantir a aprovação, então, procure conhecer quais são os critérios usados pela prefeitura da sua cidade, diminuindo a burocracia do processo.


Fonte: SoProjetos

Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar na realização do seu sonho!

 

Salvar

Salvar

Comentários