Design inovador se destaca em projetos que utilizam o concreto aparente

Design inovador se destaca em projetos que utilizam o concreto aparente

Projetos residenciais em concreto aparente ganham design inovador ao aliar decoração adequada para transformar o ambiente e garantir maior requinte


 Ao aliar o concreto aparente com diversas técnicas de decoração, o projeto conquista mais estética e deixa o ambiente mais expressivo.

Ao aliar o concreto aparente com diversas técnicas de decoração, o projeto conquista mais estética e deixa o ambiente mais expressivo - Reprodução Internet/jfpremoldados

O uso do concreto aparente foi a marca de muitos profissionais renomados, como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Ruy Ohtake e Paulo Mendes da Rocha. A técnica além de bastante explorada em fachadas, brises, paredes internas, escadas e mobiliário, agora ganha requinte tanto em ambientes internos como externos. Basta aliar uma decoração que equilibre o rústico e bruto com a leveza de detalhes.

Reprodução internet/ Blog Arqteturas

Ao aliar o concreto aparente com diversas técnicas de decoração, o projeto conquista mais estética e deixa o ambiente mais contemporâneo e expressivo. É o que defende a arquiteta Laura Boechat. “Unir criatividade e personalidade às necessidades dos clientes, ajuda a oferecer soluções inteligentes a ambientes residenciais e comerciais, com projetos contemporâneos e funcionais”, relata a profissional, que desenvolveu um projeto com a tendência.

Para a arquiteta Rafaela Richard, a inspiração da concepção em concreto aparente está em ícones da arquitetura, como Isay Weinfeld. “Olhando os projetos criados por ele dá para notar beleza em inúmeros detalhes, são leves, porém suntuosos, são na sua grande maioria baseados em traços retos, mas nunca simplistas. Eu, por exemplo, gosto de admirar suas obras por horas e horas para absorver cada detalhe, até para me inspirar”, disse.

Os materiais utilizados nas construções ou revestimentos são contemporâneos como: madeira, tijolo, vidro e pedra, a utilização desses elementos na decoração sempre quer dizer algo expressivo. “A Casa Sumaré (SP), por exemplo, tem sua setorização sinalizada em blocos de diferentes materiais. A madeira corresponde à área dos dormitórios; ao elemento vazado, a piscina; ao concreto aparente, a varanda; embora, internamente, a setorização e as vedações transparentes constituam um grande ambiente único”, exemplifica a arquiteta.

Casa Sumaré (SP) possui concreto aparente e setorização sinalizada em blocos de diferentes materiais - Reprodução internet/lauraboechat
Casa Sumaré (SP) possui concreto aparente e setorização sinalizada em blocos de diferentes materiais

De uma maneira geral, o concreto aparente é aquele obtido pela mistura de cimento, agregados, água e, em alguns casos, aditivos químicos, mas que não recebe revestimento com pasta ou argamassa em sua superfície. Mas devido ao acabamento, se faz necessário. Para colori-los, podem ser adicionados ao concreto pigmentos resistentes à alcalinidade do cimento e à exposição dos raios solares.

Outra possibilidade para dar brilho é impermeabilização. Mas todo o processo precisa de acompanhamento técnico e adequado para melhor efeito do projeto. É possível, ainda, recorrer a acabamentos manuais, como polimento e apicoamento para gerar ranhuras.

Livemagnets/Divulgação

Fonte: Lugar Certo - postado em 12/03/2014 11:19 / atualizado em 12/03/2014 14:16

Leia mais sobre Engenharia, Construção e Inovações no Blog Ichtus

ou

Conheça nossos serviços e comprove como podemos ajudar na realização dos seus sonhos!

 


Salvar

Salvar

Comentários