Escolha da porta é decisão importante na decoração

Escolha da porta é decisão importante

Portas de madeira exercem papel fundamental na decoração de um ambiente. Mas antes de instalar ou trocar, é preciso levar em conta o estilo da casa, a questão funcional, a segurança e a circulação


Seja numa construção ou reforma, a escolha da porta é uma das decisões mais importantes. Afinal, ela é o cartão de visitas do seu lar. É quando tem a oportunidade de causar o primeiro impacto se você gosta de decoração, de design e não abre mão de receber elogios logo na porta de entrada.
A arquiteta Samira Adder, do escritório Samira Adder Arquitetura e Interiores, ensina que não existe um momento ideal para trocar a porta (claro, tirando a construção), basta que ela esteja danificada ou que o cliente queira mudá-la para combinar com o estilo da casa ou para que a porta fique bem diferente do restante.

A troca é independente. Mas, na hora da mudança, a arquiteta explica que se deve levar em conta o estilo da casa, a questão funcional, a segurança, a circulação mínima livre e a instalação.

 

As portas de madeira são especiais, têm inúmeros admiradores, e cada modelo causa impacto porque tem particularidades. “A porta de entrada de uma casa ou espaço comercial é um elemento que se destaca e caracteriza o estilo de uma construção. Seja pelas suas dimensões, imponência e material. As portas de madeira em particular trazem a sensação de aconchego, aquecem o ambiente e oferecem melhor conforto acústico quando são executadas com madeira maciça, como as portas de madeira de demolição.”

As portas de madeira trazem sensação de aconchego e aquecem o ambiente - Diego Rocha/Divulgação
As portas de madeira trazem sensação de aconchego e aquecem o ambiente

As portas de demolição são mesmo especiais, porque além do design carregam uma consciência ambiental. “Quando falamos de porta de demolição, as associamos só às características de porta resistente e segura, não é verdade? Com a conscientização da sustentabilidade, as pessoas têm buscado utilizar materiais ecologicamente corretos que se associam à beleza. As portas de madeira de demolição são feitas com peças de lei de madeira maciça que proporcionam resistência, durabilidade e exclusividade, já que cada madeira tem uma tonalidade única e é justamente essa mistura que encanta numa peça feita com essa matéria-prima.” E o bacana, destaca a arquiteta, é que as portas de madeira de demolição também podem ter um aspecto menos rústico e tonalidade mais uniforme quando são feitos procedimentos adequados.

Samira Adder conta que a madeira de demolição, antes de entrar no processo de fabricação de uma peça, deve receber um tratamento para evitar a ação de cupins, principalmente as mais macias e porosas. Após a peça pronta, deve ser feito o acabamento final, que poderá ser cera ou verniz.

Diretor da marcenaria Jeito Mineiro, Rodrigo Nascimento - Anita Sena/Divulgação

Diretor da marcenaria Jeito Mineiro, Rodrigo Nascimento

Outro ponto importante é que é possível pensar em reformar a porta. Se é uma peça de que se gosta tanto, é uma boa ideia restaurá-la. No entanto, Samira Adder avisa que “as portas podem ser reformadas desde que sua estrutura permita. E fazer novas intervenções pode torná-la ainda mais exclusiva e única. Tudo depende do resultado que se pretende alcançar. A ideia de restaurar mantém a história daquela peça viva”.

Nos seus projetos, Samira Adder revela que as portas de demolição são utilizadas para manter o estilo rústico ou dar um contraste no estilo moderno. Mas vale lembrar que há muito tempo as portas deixaram de ser itens de circulação para compor a decoração. Assim, além das tradicionais portas de madeira, há diversos materiais e modelos com diversas intervenções, como textura, cor, adesivo e forro.

 

PEROBA-ROSA

A Jeito Mineiro – Madeiras de demolição é uma empresa especialista em móveis esculpidos em peroba-rosa e faz muitos projetos de portas. A coloração amarelo-rosada e a textura fina dessa madeira criam um efeito visual que permite seu uso em diversos ambientes. Ela cria peças de decoração e móveis em madeiras de demolição, sob encomenda, para compor ambientes internos e externos. “Desenvolvemos peças com madeiras que, se pudessem, teriam muita história para contar dos locais por onde passaram. Isso é muito gratificante: criar e reutilizar algo tão precioso quanto a madeira, que um dia já foi vida e até hoje preserva suas características”, explica Rodrigo Nascimento, diretor da marcenaria.

 

Porta de madeira maciça causa impacto pela elegância e beleza - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 21/1/09
Porta de madeira maciça causa impacto pela elegância e beleza

OS VÁRIOS TIPOS DE PORTAS

 

1) Pivotante: modelo que gira em torno de um eixo vertical, ideal para economizar espaço

2) De uma folha: modelo tradicional, é a porta única, como as da entrada de apartamentos

3) De duas folhas: modelo que se abre em duas partes, mais comum em casas

4) Lisa: própria de ambientes internos, é a mais tradicional

5) Camarão: modelo em que a abertura é sobre um trilho que dobra, também é ideal para quem tem pouco espaço

6) Sanfonada: é a porta que corre e vai se dobrando como uma sanfona

7) Saloon: se já viu filmes de western, sabe qual modelo é. Porta bangue-bangue, sem fechadura, é usada em cozinhas, bares e áreas de lazer

8) Veneziana: privilegiam a ventilação; boa escolha para sacadas, banheiros e despensa por causa da circulação do ar

Comentários