Financiamento de imóvel na planta: o que eu preciso saber sobre isso?

Financiamento de imóvel na planta

A compra do primeiro imóvel, para quem está começando uma nova etapa da vida, é um passo bem grande. Por vezes, muitos casais se sentem inseguros e até mesmo sem saber como fazê-lo, afinal, essa é uma dívida grande e nem todos têm condições de guardar a quantia necessária para uma compra à vista.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! No artigo de hoje, vamos te apresentar uma excelente opção: o financiamento de imóvel na planta. Já ouviu falar, mas não sabe exatamente do que se trata? Então, continue a leitura, falaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

O que é o financiamento de imóvel na planta?

O primeiro ponto que você precisa conhecer e entender é a própria transação. Financiar é pegar um empréstimo com o banco, especificamente, para comprar um bem. Entretanto, em vez de repassar o montante em espécie para o comprador, como é o caso dos empréstimos convencionais, o banco passará o dinheiro diretamente para o vendedor — pessoa física ou jurídica. O comprador, por sua vez, pagará ao banco em prestações.

Esse tipo de acordo financeiro é muito comum na compra e na venda de imóveis, inclusive, muitos bancos possuem linhas de crédito especificas para essa finalidade.

Quando o imóvel é financiado ainda na planta, somente após a entrega das chaves é que o banco entra, de fato, com o dinheiro. Antes disso, as parcelas são pagas diretamente à construtora. O valor total desse parcelamento inicial pode chegar a 30% do valor do imóvel.

Nesse período, que será equivalente ao tempo de construção do imóvel, o banco apenas aprova uma carta crédito — documento que contém o valor exato que será emprestado ao comprador.

Quais são os benefícios de financiar um imóvel na planta?

A partir do tópico anterior, você deve ter começado a perceber as vantagens dessa modalidade de financiamento. Então, vamos falar um pouco mais sobre elas:

Facilitação da entrada

Percebeu que em nenhum momento foi dito que o comprador deve ter uma grande quantia de dinheiro guardada? Isso acontece porque, ao contrário das compras convencionais de imóveis, em que o valor da entrada deve ser pago de uma vez só, quando o imóvel é adquirido na planta, o valor da entrada é parcelado — esse dinheiro, na verdade, vai custear as obras. Ou seja, não é necessário ter grandes quantias acumuladas.

Tempo para planejamento

Ao iniciar a negociação, o comprador recebe o cronograma das obras, inclusive, com a previsão de término. Isso facilita o planejamento — principalmente para os casais que estão prestes a se casar, pois facilita a conciliação entre a compra do imóvel e os outros como mudança e casamento.

Além disso, como já existe uma planta do local, o comprador pode encomendar projetos de decoração e até moveis com antecedência.

Instalações modernas

Como é um imóvel novo, o comprador tem a garantia de que estará adquirindo o que há de mais recente no mercado. Dois exemplos que podemos citar são: as vagas de garagem para apartamentos e as tomadas de três pinos. Embora isso pareça apenas um detalhe, imagine-se mudando para uma casa nova e tendo que correr para trocar todas as tomadas.

Personalização

Outra super vantagem é a possibilidade de personalização. Ao contrário dos imóveis prontos, comprando na planta você pode escolher até mesmo o acabamento que será utilizado. Muitas construtoras oferecem a oportunidade de optar até entre ter uma cozinha convencional ou uma americana.

Quais os cuidados para não errar?

Além de entender a transação financeira e conhecer as vantagens, o comprador deve saber que, como em qualquer outro empreendimento, há riscos. Portanto, deve-se ficar atento:

  • Verificando se a construtora e se o banco são idôneos;
  • Pesquisando se a empresa possui um histórico de entrega dentro do prazo;
  • Planejando-se financeiramente para que a compra não comprometa mais do que 30% do rendimento da família;
  • Verificando junto à prefeitura se há problemas relativos à empresa;
  • Não condicionando nenhum compromisso exclusivamente à entrega do imóvel.

 

 


Fonte: Valore Imóveis



Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar na realização do seu sonho!

 


Comentários