Novo sistema de blocos de concreto reduz em 50% o tempo de construção

novo sistema de blocos

Um novo setor da construção surge, desenvolvendo novos sistemas construtivos que buscam não apenas reduzir os custos e tempo da obra, mas também solucionar o problema da habitação nas regiões menos favorecidas do México. A partir da inovação nas técnicas construtivas já conhecidas, empresas nacionais de aventuram em mercados internacionais propondo novos modelos de construção com os mesmos insumos, maior resistência estrutural e mais conforto, introduzindo materiais inteligentes adaptáveis a qualquer necessidade construtiva.

Como parte deste setor emergente, Juan Manuel Reyes da Armados Omega e o arquiteto Jorge Capistrán desenvolveram um novo sistema construtivo de baixo custo e que reduz em 50% o tempo de construção, a partir de um simples módulo de blocos que não requer o uso de misturas aglutinantes ou mão de obra especializada.



Block ARMO, desenvolvido pela Armados Omega, foi anunciado no fim de 2015, em um comunicado de imprensa oficial da Conacyt, no qual Juan Manuel Reyes afirmou que o objetivo da empresa “é conceber novos sistemas construtivos para ajudar a sociedade mexicana, atendendo a demanda existente por habitações dignas.”

O processo de fabricação dos blocos utiliza métodos de produção à base de madeira reciclada e baixo consumo de água. O interesse da equipe de desenvolvedores é a comercialização de novos sistemas de autoconstrução em diferentes escalas e para diferentes necessidades.

Cortesia de techBA
Cortesia de techBA

Juan Manuel Reyes disse que “o sistema consiste em seus peças automontáveis que são capazes de se autossustentar e pelas quais passa uma uma haste a cada 80 centímetros, sem necessitar de argamassa especial, formando uma estrutura que pode receber as instalações sem nenhum problema.”

A ideia é que o sistema não exija muita mão de obra especializada nem sistemas construtivos secundários que compliquem o processo de montagem ou gerem altos custos de execução.

Cortesia de ARMADOS OMEGA Cortesia de ARMADOS OMEGA

“Este método de construção ajuda muito a mão de obra porque não é necessária uma capacitação muito grande para usar o sistema”, explicou o diretor Juan Manuel Reyes.

Via Conacyt Prensa.

Cortesia de techBA
Cortesia de techBA

Salvar

Salvar

Comentários