Ônibus elétrico movido a energia solar começa a rodar em Florianópolis

Ônibus elétrico movido a energia solar

 

Santa Catarina é o estado brasileiro mais engajado quanto ao uso de energias renováveis, principalmente quando se trata de mobilidade urbana. A cidade possui também, um ponto de ônibus super tecnológico, que conta com painéis fotovoltaicos e carregadores de dispositivos móveis.

A novidade agora, quase um ano depois, é sobre um ônibus sustentável. Trata-se do primeiro ônibus elétrico com tecnologia brasileira de baterias alimentadas por energia solar (fotovoltaicas) e que começou a rodar na cidade em dezembro de 2016.

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O veículo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e passou a rodar no trajeto de 25,3 quilômetros entre dois campus da UFSC, no Sapiens Parque, em Canasvieiras, no norte da ilha, e o Campus Central. De acordo com o professor da universidade, Ricardo Rüther, o objetivo é demonstrar como é viável e sustentável aliar a tecnologia limpa e proporcionar sensível ganho de tempo e eficiência quando se faz uso de transporte coletivo inteligente.

Mobilidade urbana mais sustentável e produtiva

Além de beneficiar o meio ambiente, a adoção de um ônibus como este pode melhorar a produtividade durante o trajeto que o veículo faz. Isso porque ele tem, digamos, instrumentos que facilitam essa atitude. Como? “Com mesas de reunião, wi-fi, tomadas de energia e saídas USB, é possível, durante a viagem, trabalhar e, consequentemente, ser mais eficiente e produtivo. O nosso objetivo é tornar esta realidade mais clara e concreta para a população”, explica o docente.

O ônibus já está realizando quatro viagens por dia, fazendo mais de 200 quilômetros. Ele precisa ser recarregado, claro, e isso pode ser feito no laboratório da UFSC, no Sapiens Parque. A geração de energia elétrica é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados. A recarga completa das baterias leva em média uma hora, mas graças à tecnologia de recuperação da energia nas frenagens, pode operar em trajetos de até 70 quilômetros sem nenhuma recarga.

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Com 200 kW de potência, sistema de tração movido 100% por energia elétrica que garante zero emissões, a invenção é uma opção para reduzir a poluição da atmosfera e também sonora nos grandes centros urbanos. A tecnologia 100% nacional envolve empresas parceiras da UFSC, como Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.

Qual a real economia?

Segundo Iêda Maria de Oliveira, gerente comercial da Eletra, em medições realizadas em São Paulo, os ônibus elétricos mostraram-se até 26% mais econômicos que um convencional a diesel, apenas comparando o custo da energia elétrica com o custo do diesel. “Além de todos os ganhos para o meio ambiente e também para a sociedade, a frota com veículos elétricos ou elétricos híbridos é comprovadamente mais eficiente na operação do que o diesel convencional”, destaca.

Ela ainda complementa acerca dos problemas que envolvem o investimento nesse tipo de ônibus elétrico. “Temos a dificuldade do investimento inicial e infraestrutura, mas o ganho ambiental imediato e a rentabilidade que se comprovará com a implementação de frotas de ônibus elétricos, afloram a necessidade de políticas públicas e a responsabilidade dos gestores para com o futuro das nossas cidades”, enfatiza Iêda.


Fonte: Blog da Engenharia





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