UMIDADE NAS PAREDES POR CAUSA DA INFILTRAÇÃO: COMO RESOLVER O PROBLEMA

como resolver infiltração

1 – Introdução

O problema da umidade na casa é, infelizmente, muito frequente, e capaz de causar consequências nem um pouco agradáveis: por exemplo, a infiltração nas paredes. Especialmente nos porões, as paredes são muito expostas à umidade, já que estão ao lado do terreno: vale a pena, portanto, saber como intervir para encontrar uma solução.

2 – Procedimento

Em princípio, o segredo consiste na interposição, entre o piso superior das instalações e o terreno, um obstáculo horizontal contra a água, e, em seguida, tornar as paredes à contato com a terra à prova de água. Você pode tentar, então, de criar uma barreira química múltipla, através da injecção de uma solução de um produto repelente de água:

em particular, uma deve ser inserida no interno de cada pista de argamassa das paredes subterrâneas, enquanto a outra deveria ser colocada do lado de fora, na base da alvenaria acima do solo.

humidade-paredes-2

O objetivo consiste em criar uma seção de alvenaria, ao longo da altura da parede de retenção, que seja impermeável em relação à água. Na parede, sempre ao interno, deve ser colocado um reboco específico, do tipo osmótico, para impermeabilizar tudo (basta ir a uma loja de tintas e pedir um reboco impermeável). É um reboco que é formado por uma argamassa que compreende aditivos minerais e cimentos, graças aos quais o processo que faz entrar a água do solo que se infiltra nas paredes seja combatido.

Em essência, estamos falando de uma barreira de selamento interno, de natureza estrutural: o importante é lembrar-se de passar o reboco também onde houver laje, para que se possa tirar proveito de uma espécie de bacia que leva a água para longe. Um reboco baseado no cal natural pode ser eventualmente utilizado como acabamento.


Fonte: As Toupeiras

Comentários