Uso de contêineres em canteiros de obras pode proporcionar economia e praticidade

Uso de contêineres em canteiros de obras

Contêineres podem gerar economia de até 53% no canteiro de obras se comparados com os barracões tradicionais em madeira


O uso de contêineres em canteiros de obras pode proporcionar economia e praticidade. Um estudo desenvolvido pela Lafaete, empresa especializada na locação, fabricação e venda de equipamentos para construção civil, infraestrutura, mineração, alimentação, agricultura, indústrias em geral e eventos e especializada na locação de equipamentos e soluções construtivas, mostrou que a utilização de contêineres nos canteiros de obras pode gerar economia de até 53% na comparação com os barracões tradicionais em madeira usados, normalmente, para guardar material e também como escritórios durante o período de fundação até o momento em que a edificação começa a ser erguida.

“O contêiner tem a melhor relação custo-benefício do mercado na compra ou locação. Um canteiro de madeira simples chega a custar mais que o dobro de um montado em módulos metálicos”, garante a gerente de projetos e orçamentos da Lafaete, Renata Rodrigues. Ela explica que os contêineres do tipo “módulos habitacionais” têm sido uma opção sustentável, segura e prática para montagem de escritórios e também para armazenamento de materiais na indústria, nas propriedades rurais e na construção civil. Nos canteiros de obras, as estruturas proporcionam agilidade e flexibilidade na criação de espaços modulares e atendem a diferentes necessidades e ambientes, podendo ainda ser acopladas e sobrepostas.

 Mobilidade e praticidade são outros benefícios apresentados pelos contêineres, uma vez que os equipamentos podem ser utilizados em diversas funções, como almoxarifados, escritórios e, até mesmo, sanitários, o que significa benefícios às obras de curta e longa durações.

“Além da economia de espaço, a vantagem é que a solução necessita de pouco tempo para ficar pronta. É importante pontuar, ainda, que sua fácil manutenção garante durabilidade de aproximadamente 10 anos do produto”, ressalta o engenheiro civil Hugo Machado.

“É interessante já ter definida qual será a localização dentro do canteiro e deixar o terreno aplainado, para que, quando a entrega for realizada, o equipamento já seja alocado no local correto”, salienta o engenheiro.

Renata explica que um canteiro de obra com contêineres diminui significativamente a produção de resíduos: de 30% (em obra convencional) para 1%. Isso é equivalente à comparação entre três caçambas de entulho contra um saco de lixo. Além disso, não há descarte de madeira.

“Para as empresas que desejam montar no canteiro de obra um escritório que ofereça mais conforto e bem-estar, a Lafaete também disponibiliza a Linha Modular T14, que apresenta um perfil de acabamento superior aos tradicionais. O produto garante conforto térmico no espaço interno e redução de ruídos externos por meio da utilização de painéis especiais de vedação. A linha é muito usada para a montagem de escritórios, salas de reunião e de treinamento. Os módulos podem ser transportados montados ou desmontados e a empresa disponibiliza uma equipe para realizar a montagem no local de instalação.”


Comentários