Quais as vantagens do projeto estrutural para a construção?

vantagens do projeto estrutural

Leia sobre as vantagens do Projeto Estrutural  – Embora as expectativas e previsões para o setor de construção civil sejam animadoras para 2017, existe ainda muita cautela nesse equilíbrio entre manter o setor aquecido e produtivo, mas de maneira consciente e econômica. É o velho jogo de aumentar a produtividade com menos esforço, custos e sem perder a qualidade no serviço prestado.

Assim, a presença do projeto estrutural tem adquirido mais força em qualquer tipo de obra. Afinal de contas, as vantagens desse modelo são amplas e focadas na otimização de processos, economia de custos e agilidade produtiva.

Quer entender como o projeto estrutural pode ser o diferencial das suas obras? Confira o nosso post, que vai a fundo na apresentação dos ganhos de sua empresa ao adotar esse modelo para os seus projetos!

O que é um projeto estrutural?

Antes de aprofundarmos nas vantagens do projeto estrutural, vamos conhecer o seu conceito. Em resumo, o projeto estrutural (também conhecido como cálculo estrutural) é definido pelo conjunto de informações a respeito do dimensionamento de toda estrutura que fará parte de uma edificação. Nesse sentido, podemos incluir tudo referente a:

  • Vigas;
  • Lajes;
  • Estruturas metálicas;
  • Pilares;
  • Fundação;
  • Alvenaria estrutural.

Com isso, a ideia é que o projeto estrutural seja utilizado como um instrumento cujo objetivo é trazer mais segurança na condução da obra, economia no planejamento do orçamento e na própria resistência e durabilidade do empreendimento. Sua importância se define pela precisão nos cálculos, capaz de evitar custos a mais e desnecessários para a conclusão da obra. Bem como erros de dimensionamento, que podem apresentar problemas em revestimentos ou mesmo no teto e paredes da estrutura. Para isso, o projeto é confeccionado a partir da conclusão de 5 etapas fundamentais:

Visita ao local da obra, para análise e identificação do terreno;
Decisão do tipo sistema estrutural (como alvenaria, madeira ou metálico);
Posição e dimensionamento dos elementos;

  • Cálculos estruturais;
  • Elaboração do projeto.

Vantagens do projeto estrutural

1. Garantia de segurança da edificação

É inegável que um projeto estrutural em mãos confere mais qualidade à obra — principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos. Afinal de contas, cada etapa é minuciosamente planejada, o que faz com que o trabalho flua em alinhamento com o cronograma e não de maneira apressada e descuidada. Sem falar que o cálculo correto dos dimensionamentos faz com que ocorram menos imprevistos e, consequentemente, torna o trabalho humano e do maquinário mais seguro.


2. Melhor ajuste e dimensionamento das estruturas

Como dissemos anteriormente, uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar em problemas futuros e estruturais em uma edificação, como trincas nos revestimentos, no teto e nas paredes. Em uma proporção maior, isso pode ocasionar até mesmo desabamentos.

Já com o projeto estrutural, todo o cálculo é milimetricamente feito para que o encaixe seja perfeito. Assim, a estrutura se mostra mais robusta, sólida e durável.


3. Racionalização no uso de materiais

A redução de custos é uma preocupação contínua na área de construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras. Entre as dificuldades, podemos citar o cálculo da produtividade do maquinário, que gera despesas extras e problemas quando o cronograma não é seguido no decorrer dos trabalhos.

Por sua vez, o projeto estrutural delimita o uso de materiais de acordo com o que foi calculado para a conclusão da obra. Dessa maneira, o controle é mais rígido, há economia no uso de equipamentos e a produtividade é alinhada com os objetivos de cada etapa da obra.


4. Definição do melhor sistema estrutural

Como vimos, uma das etapas do projeto estrutural consiste em definir o melhor sistema estrutural. Isso pode ser de suma importância para reduzir os custos da obra sem que se perca qualidade no processo produtivo. Afinal, o cálculo é feito com base na opção que vai render mais durabilidade, resistência e segurança à edificação — qualidades que agregam muito valor à sua marca.


5. Futuras manutenções facilitadas

Um projeto bem planejado pode contar com facilidades que visam tornar as manutenções mais ágeis. Pois com tudo detalhado no papel e de maneira otimizada, a estrutura em si se torna mais fácil de compreender, de identificar e, com isso, torna-se mais fácil também lidar com as manutenções.

Isso sem falar que o projeto estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial e tanto para que a obra se torne mais flexível e personalizada. Assim, a edificação pode ser modificada de maneira otimizada e econômica futuramente.


6. Facilidade de controle

Obras fora do controle são um sinônimo para o verdadeiro caos na construção civil. Afinal de contas, todo o trabalho deve operar com a precisão mecânica de um relógio.

Cada engrenagem precisa estar alinhada com todos os elementos do dispositivo para gerar harmonia completa. Quando um elemento foge do planejado, atrasos ocorrem.

Com o projeto estrutural, tudo já foi previamente calculado e previsto. Assim, o controle é mais fácil de ser mantido e cobrado, sendo possível até mesmo antecipar os custos da obra, como o cálculo da hora/máquina dos equipamentos utilizados.


7. Técnica executiva simplificada

Imagine que montar um carro em miniatura, sem o seu manual de instruções, é uma tarefa muito mais desafiadora — para dizer o mínimo. O projeto estrutural atua como o guia de instruções por assim dizer, pois confere toda a técnica executiva que será aplicada.

Isso se traduz em uma produção mais harmônica, ágil e segura, além de reduzir significativamente a ocorrência de imprevistos (que são naturais em uma obra). O que nos leva à última vantagem do projeto estrutural para a construção.


8. Otimização da mão de obra

Não é apenas o maquinário que se beneficia de um projeto estrutural na obra. A mão de obra tem muito a ganhar também, pois passa a ser utilizada de maneira mais eficiente, sem gargalos produtivos, uma vez que toda a condução já está calculada e prevista. Ou seja: com tudo o que vimos até aqui, é seguro definir que o projeto estrutural visa, acima de tudo, a economia em suas construções — mas acompanhada de diversas outras vantagens que podem agregar muito mais valor ao seu negócio.


Fonte: Noventa TI



Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar na realização do seu sonho!

 


Comentários